top of page

Cinco Perguntas Que Podem Transformar os Líderes e Suas Organizações

Foi em dezembro de 2016, em um daqueles dias que prometiam ser muito especiais ...

Eu estava na biblioteca de minha casa, quando de repente minha filha Latifat chegou. Ela estava carregando um pequeno vaso com uma planta muito vistosa e ela disse:

- “ Papai! Pegue esta planta, eu gostaria que você cuidasse bem dela”.

Eu fiquei muito intrigado com Latifat e o primeiro pensamento que me surgiu foi que eu não teria tempo para fazer o que ela estava me pedindo, mas no mesmo momento e sem me dar tempo de dizer nada, ela levou o vaso para a cozinha, regou a planta e me disse:

- “ Papai, você precisa fazer isso todos os dias!” . Não preciso dizer que fiquei sem palavras, apenas olhando para ela e pensando o quanto eu era ignorante sobre o cuidado com as plantas. Imediatamente isso me lembrou de um desses textos que eu li durante meu curso de graduação da Universidade ... Cinco Perguntas Que Podem Transformar os Líderes e suas Organizações.

“A ignorância de um líder na maioria dos casos se torna sua maior força para ser bem sucedido e ser um excelente Consultor e isso me move a fazer algumas perguntas”, diz Peter Drucker.

Então, eu apliquei essa idéia e fiz algumas perguntas e as respostas foram tão fascinantes que eu decidi cuidar dessa planta (você pode vê-la na ilustração). Desde então, comecei a cuidar dela e hoje ela é uma das coisas mais preciosas na minha casa.

Eu acabo fazendo essas cinco perguntas aos meus clientes e pessoas que treinamos. Na maioria das vezes, quando os líderes estão imersos no gerenciamento de uma variedade de tarefas e atividades, eles esquecem de fazer cinco perguntas fundamentais. Esses líderes bem-sucedidos, inteligentes e experientes têm uma intenção positiva. No entanto, enquanto eles estão profundamente envolvidos e focados na qualidade, nos clientes, no engajamento de funcionários, na eficiência de processos, desenvolvimento e atração de talentos, inclusive concentrando-se na quota de mercado, rentabilidade da empresa e na construção de uma cultura interna, eles esquecem de fazer as cinco perguntas mais importantes. Para mim, essas perguntas são essenciais para todas iniciativas de Transformação de uma Organização e no Desenvolvimento de Lideranças.

1. Com o que eu realmente me importo e por que?

O que realmente te apaixona e quais escolhas você quer fazer? Você é apaixonado por construir uma cultura organizacional onde todos tomam iniciativa, colaboram e inovam? Você é apaixonado por encantar seus acionistas ? Você realmente se preocupa em construir uma organização que satisfaça não somente os acionistas ? Você está focado no desenvolvimento de futuros líderes? Ou você realmente quer fazer a diferença na vida de clientes?

A maioria dos líderes quer se concentrar em todos os aspectos acima, por razões óbvias, já que todos estes aspectos estão interligados. Mas a verdade é que você terá que priorizar e fazer escolhas. Então, dentre todas as coisas pela quais você é responsável como líder de sua Organização, com que você realmente se preocupa nesse momento?

2. Quais são as áreas em que eu estou disposto a tomar medidas?

Muitas vezes um líder sabe o que é mais importante, mas devido a várias razões pode não estar disposto a executar determinada ação nem colocar toda a energia e foco nessas mesmas ações.

É algo como você estar realmente preocupado com sua saúde e saber que comer muitos chocolates não é bom, ainda assim você pode acabar cedendo. Se você não está disposto a se comprometer cem por cento na condução da ação em uma área, você pode não obter os resultados desejados. Portanto, é importante articular o que você está disposto a fazer em uma área específica, desafio ou uma oportunidade.

3. Que comportamento estou demonstrando?

As pessoas ao seu redor e sua Organização estão observando seus comportamentos. Se você identificou o que é importante para você e o que você está disposto a fazer, então seu comportamento deve estar alinhado com isso. Se você realmente se preocupa com a colaboração e deseja promovê-la, então você deve demonstrar isso em seu comportamento. Encaminhar a conversa e alinhar pensamentos e ações é uma característica de liderança mais importante e, infelizmente, uma área onde muitos líderes falham. Qualquer novo conjunto de normas, comportamentos e cultura implantados é formado dependendo do que você recompensa e de quais comportamentos você está tolerando.

4. Quais são os comportamentos que eu recompenso?

Reflita sobre quais comportamentos são recompensados em sua Organização. Se você recompensa esses comportamentos, que tipo de cultura e resultados você estará recebendo? Não criar mecanismos de reforço alinhados à sua intenção e visão é a principal razão pela qual as iniciativas de transformação da Organização falham. Se você recompensar a competitividade e a existência de redutos funcionais, é isso que você verá crescer em sua Organização.

5. Que comportamentos estou tolerando?

Esta questão é importante tanto no nível pessoal como organizacional. O que você está disposto a tolerar e que tipo de comportamentos você tem tolerado e por que? O que aconteceria se você parasse de tolerar certos comportamentos, que tipo de resultados a Organização poderia obter? O que aconteceria se você parar de tolerar certos comportamentos que não estão alinhados com quem você é? Às vezes aceitamos, assumimos e somos levados por outros comportamentos e situações, seja de outras pessoas como também nossas.

Quando você decide e estabelece o que quer tolerar em você e em outros, você passa a ajustar e dirigir as situações em sua vida.

Então, enquanto você está imerso em centenas de iniciativas, atividades e tarefas não se esqueça de refletir sobre essas questões.

Durante um bate-papo com o presidente de uma renomada empresa ele me perguntou: - “Habib! Qual é a sua opinião sobre homens de negócios?” E eu respondi: Sempre e onde quer que eu vejo homens de negócios honrados, eu os respeito. Quando eles estão na praia brincando com seus netos, quando eles estão no corredor de sua empresa, quando os encontro na rua e, mais especialmente, quando eles estão em sua mesa de trabalho ... Eu removo meu boné para eles!”

E ele complementou a pergunta: - “Por que?” E eu respondi... “A essas pessoas foi concedida a administração de alguns mecanismos de evolução deste mundo e esta é uma grande responsabilidade ... seja o proprietário de uma micro ou grande empresa, seja um homem público... Imagine uma empresa que tenha 4000 funcionários com seus salários mensais, podendo cuidar de suas famílias, dar educação aos seus filhos e esta empresa sendo capaz de fazer investimento em inovação, treinar funcionários, olhar para fora no Mercado e contratar os melhores líderes e, ao mesmo tempo construir futuros líderes ... Se houver qualquer problema com esta empresa, o que seria a vida de todos esses funcionários e suas famílias? Assim, eu respeito todos esses homens de negócios e também os presidentes, vice-presidentes e conselhos de administração, onde líderes estão realmente realizando um trabalho extraordinário. Todos eles fazendo o mundo avançar e seguir em frente.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Ligue

Tel: +55 11 9 8462 6550

Entre em contato

habibbalogun@gmail.com

2022  por Habib Balogun

Artigos e Opiniões expressas são de responsabilidade de Habib Balogun.

bottom of page